Pular para o conteúdo principal

PRÁTICAS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA

      Já falamos nesse post sobre os tipos de manutenção existentes. De acordo com a norma NBR-5462, a Manutenção Corretiva é "a manutenção efetuada após a ocorrência de uma falha (ou pane), destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida". A falha, no caso, pode ser potencial (modo ou sintoma de falha, que prejudica mas não impede que o equipamento desempenhe sua função) ou funcional (quando o equipamento deixa de desempenhar sua função no processo). A manutenção corretiva é o tipo mais caro de manutenção, custando até 7 vezes mais do que outros tipos de manutenção. 


   A manutenção corretiva pode ser do tipo planejada, quando a empresa possui mecanismos de detecção de falhas potenciais (como rotas de inspeção, análises preditivas, etc) e tais falhas são descobertas antes que se transformem em falhas funcionais. Nesse caso, é possível planejar a atividade da equipe mantenedora da forma mais conveniente para o cronograma da empresa, de modo a não interferir na rotina da produção. 

    Quando a manutenção corretiva ocorre após a ocorrência de falhas funcionais, é denominada emergencial (conhecida no chão de fábrica como "apagar incêndios"). A manutenção corretiva emergencial ocasiona o lucro cessante (valor monetário que a empresa deixa de produzir em decorrência da parada do equipamento), pode necessitar de compras em caráter emergencial e exige muito mais tempo da equipe mantenedora. 

     Apesar de dever ser evitada, existem aplicações estratégicas para a manutenção corretiva. Equipamentos de menor criticidade, ou de criticidade C na matriz ABC de criticidade, podem ser mantidos apenas com ações corretivas. Tais equipamentos são os que quando falham não causam problemas de segurança, meio-ambiente e qualidade, não interrompem o processo de produção, os custos do reparo são baixos e existem equipamentos reservas. 

        Quando uma atividade de manutenção corretiva ocorre, é de extrema importancia que seja feito o  registro da atividade, e investigação e documentação das causas das falhas. Tais dados são importantes para a construção dos indicadores de manutenção e para a elaboração do planejamento e controle de manutenção como um todo,visando diminuir ou zerar a ocorrência de tais falhas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências: 
Planejamento e Controle da Manutenção descomplicado - Eng. Jhonata Teles Dutra

Por Sofia Chequer
Aluna do primeiro ano de Engenharia Mecânica, buscando contribuir com a transformação e desenvolvimento da indústria brasileira. Apaixonada pela ciência das inovações tecnológicas e pela arte de cozinhar e costurar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha / Excel - Cálculo de Soldagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR OU PARA FAZER O DOWNLOAD

POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a