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Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje.

Fonte: Toyota 

O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras.

Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial.

O eixo é o responsável por levar a força do motor até as rodas e o diferencial se ocupa em distribuir a força entre as rodas, para evitar que uma acabe girando mais rápido do que a outra.

Fonte: Geocities

Mas voltando ao sistema 4x4 existem dois tipos básicos de sistema que serão apresentados a seguir o 4 WHEEL DRIVE (4WD) e o ALL WHEEL DRIVE (AWD):

  • 4 Wheel Drive: A sigla 4WD é utilizado para  veículos com capacidade off-road, como jipes e picapes, nesse sistema é  possível escolher o tipo de tração, que pode passar de 4×2 para 4×4 por meio de uma alavanca ou botão.
  • All Wheel Drive:  AWD é a sigla adotada para automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, sempre ativada. 

Agora aqui vai uma aviso para quem tem o sonho de adquirir um 4x4: nem tudo são mil maravilhas. Veículos com tração nas quatro rodas são ótimos para aplicação off-road, mas não são indicados para o asfalto, o uso do sistema no asfalto reduz consideravelmente a vida útil dos pneus e aumenta o consumo de combustível, as situações em que o sistema seria útil na cidade são poucas. 

Mas se você gosta de  lama e estrada de terra vá em frente que é sucesso garantido ou então invista em um modelo AWD que é capaz de se adaptar  para mandar para cada roda a energia certa necessária para vencer o terreno lidando melhor com o consumo de combustível.

Por Luziane Aparecida Apolinário Silva


Mineira, 22 anos.
Técnica em Mecânica Industrial/Estudante de Engenharia Mecânica. Apaixonada por mecânica e por novas tecnologias, sempre em busca de novas experiências que possam agregar e compartilhar conhecimento


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