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POLIAS E CORREIAS


Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia. 



POLIAS  

As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.  
Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)  


TIPOS DE POLIAS  

Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias. 

As polias apresentam braços a partir de 200(mm) de diâmetro. Abaixo desse valor, a coroa é ligada ao cubo por meio de discos. (Gravura 4)  



A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfície na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapézio. As polias trapezoidais devem ser providas de canaletas (ou canais) e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada. (Gravura 5)   



Essas dimensões são obtidas a partir de consultas em tabelas. Vamos ver um exemplo que pode explicar como consultar tabela. Imaginemos que se vai executar um projeto de fabricação de polia, cujo diâmetro é de 250(mm), perfil padrão da correia C e ângulo do canal de 34º. Como determinar as demais dimensões da polia? Com os dados conhecidos, consultamos a tabela e vamos encontrar essas dimensões:  
  • Diâmetro externo da polia: 250(mm) 
  • Perfil padrão da correia: C 
  • Ângulo do canal: 34º  

  1. − T: 15,25 mm
  2. − S: 25,5 mm 
  3. − W: 22,5 mm 
  4. − Y: 4 mm 
  5. − Z: 3 mm 
  6. − H: 22 mm 
  7. − K: 9,5 mm 
  8. − U = R: 1,5 mm 
  9. − X: 8,25 mm  

Além das polias para correias planas e trapezoidais, existem as polias para cabos de aço, para correntes, polias (ou rodas) de atrito, polias para correias redondas e para correias dentadas. Algumas vezes, as palavras roda e polia são utilizadas como sinônimos. (Gravura 6).  



Na Quadro 1 a seguir, observe, com atenção, alguns exemplos de polias e, ao lado, a forma como são representadas em desenho técnico.




MATERIAL DAS POLIAS  

Os materiais que se empregam para a construção das polias são ferro fundido (o mais utilizado), aços, ligas leves e materiais sintéticos. A superfície da polia não deve apresentar porosidade, pois, do contrário, a correia irá se desgastar rapidamente. 

As correias mais usadas são planas e as trapezoidais. A correia em “V” ou trapezoidal é inteiriça, fabricada com seção transversal em forma de trapézio. É feita de borracha revestida de lona e é formada no seu interior por cordonéis vulcanizados para suportar as forças de tração. (Gravura 7) 


O emprego da correia trapezoidal ou em “V” é preferível ao da correia plana porque: 
− praticamente não apresenta deslizamento; 
− permite o uso de polias bem próximas; 
− elimina os ruídos e os choques, típicos das correias emendadas (planas).  
Existem vários perfis padronizados de correias trapezoidais. (Gravura 8)


Outra correia utilizada é a correia dentada, para casos em que não se pode ter nenhum deslizamento, como no comando de válvulas do automóvel. (Gravura 9) 


MATERIAL DAS CORREIAS  

Os materiais empregados para fabricação das correias são couro; materiais fibrosos e sintéticos (à base de algodão, pêlo de camelo, viscose, perlon e náilon) e material combinado (couro e sintéticos).  

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