Pular para o conteúdo principal

TIPOS DE MANUTENÇÃO

      

      De acordo com a norma NBR 5462, a manutenção é definida como a "combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado que possa desempenhar uma função requerida". A seguir, apresentaremos uma breve definição dos três tipos básicos de manutenção.

1- Manutenção corretiva:
      É a manutenção que é realizada com a finalidade de corrigir uma falha após ela ter ocorrido. Pode ser do tipo planejada, que ocorre quando a empresa possui mecanismos de detecção de falhas em estágio inicial (tais como atividades de inspeção, manutenção preditiva, relatos dos operadores de máquinas), o que possibilita que a atividade de manutenção seja programada de modo a não comprometer os processos produtivos. Quando a evolução da falha ocasiona a parada de um equipamento, a manutenção corretiva não planejada precisa, muitas vezes imediatamente, ser realizada, o que frequentemente ocasiona perdas no processo produtivo, e consequentemente, redução dos lucros (chamado de lucro cessante: valor monetário da produção que a máquina ou equipamento deixou de produzir enquanto estava fora de atividade). Esse é o tipo de manutenção mais cara que existe.
      Quando uma atividade de manutenção corretiva ocorre, é importante que haja investigação e documentação das causas das falhas, visando promover melhorias para que tais falhas ocorram em menor frequência (ou não ocorram).

2- Manutenção preventiva:
      A manutenção preventiva consiste, basicamente, em restabelecer as condições de fábrica do equipamento. Tratam-se de ações realizadas a partir de um cronograma, com periodicidade definida, sem levar em consideração o estado e condição dos equipamentos. Esse tipo de manutenção apresenta melhor custo-benefício quando comparado com a manutenção corretiva, mas nem sempre é a melhor opção. Isso porque ações preventivas muitas vezes geram gastos desnecessários por substituírem componentes que ainda não chegaram ao fim de sua vida útil, e só consegue abranger cerca de 11% dos equipamentos, além de demorarem por volta de 3 anos para resultarem em melhorias em relação à disponibilidade, confiabilidade e custo dos ativos.

3- Manutenção preditiva
      Também chamada de manutenção sob condição, é uma prática que tem por objetivo monitorar as condições mecânicas, eletrônicas, pneumáticas, hidráulicas e elétricas dos equipamentos a fim de coletar dados e fornecer informações sobre seu estado de funcionamento. Esse monitoramento é feito por meio de medições de temperatura, vibração, análise físico-química de óleos, ultra-som e termografia. Com os dados em mãos, é possível analisar e determinar antecipadamente a necessidade de serviços de manutenção, resultando em diminuição na necessidade de atividades de manutenção corretiva e preventiva, bem como aumento do rendimento do processo, já que evita paradas não programadas na produção.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências: 
Planejamento e Controle da Manutenção descomplicado - Eng. Jhonata Teles Dutra

Por Sofia Chequer
Aluna do primeiro ano de Engenharia Mecânica, buscando contribuir com a transformação e desenvolvimento da indústria brasileira. Apaixonada pela ciência das inovações tecnológicas e pela arte de cozinhar e costurar.

Comentários

  1. Somos da J.Z. Magazine de Campinas-SP- temos um pouquinho de tudo, tais como Ferramentas, Utilidades Domesticas- Encartelados- visite nosso site- aproveite os preços!!! É um site simples, mas tem vários produtos a preços baixos

    http://www.jzmagazine.com.br

    e visite também o nosso Canal no Youtube, é só colocar na busca como JZ Magazine. Dá um joinha para o nosso Canal, ajude o nosso Canal, e vem com a gente compre com a gente!!!


    ALGUNS DE NOSSOS PRODUTOS SÃO:

    01)KIT DE FERRAMENTAS COM OS SEGUINTES ITENS: Paquimetro; Duas chaves de fenda em uma só, é só inverter o cabo; Trena de 3 metros; Fita veda rosca com 02 unidades; 01 Encartelado de bucha com parafuso de 10m com 06 unidades.
    Tudo por R$ 50,00


    02) Kit de manicure com 14 itens e mais um tesoura
    Tudo por R$ 40,00


    Tendo interesse em ficar com algum dos itens do site pode ligar no Fone abaixo

    FONE: (19) 3272 8464- (Campinas-SP)


    Para outras cidades, a entrega é via Correio, é só passar o CEP para ver o custo do frete



    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha / Excel - Cálculo de Soldagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR OU PARA FAZER O DOWNLOAD

POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a