Movidos pelo ideal de que podemos fazer sempre mais, a
escuderia UFSAE hoje é composta por universitários da UFS dos cursos de
engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, computação, química e matemática,
unidos sob esse mesmo propósito que é juntar tanto os conhecimentos teóricos e
práticos do curso, quanto trabalhar a cooperação entre as mais diversas áreas,
para construir um protótipo de fórmula SAE.
A Equipe UFSAE teve seu primeiro protótipo desenvolvido e
primeira participação em competição em 2013, na qual ficou em 2º colocado do
Norte/Nordeste e 24º colocado nacional. No ano seguinte, porém, muitos membros
saíram da equipe, que passou por um período de renovação. Foi então que, em
2015, novos líderes a assumiram e reestruturam, tornando-se agora Escuderia
UFSAE.
O segundo carro foi então projetado e fabricado para a
competição de 2016, a 13ª edição da Fórmula SAE Brasil. Nesta, foi equipe
destaque com a 3ª posição na prova de Apresentação e conquistou ainda a 19ª
colocação geral.
Em 2017 a equipe participou de sua 3ª competição,
destacando-se na prova de eletrônica com um dos melhores chicotes elétricos da
competição, embora tenha ocupado a 32º colocação geral.
O PROJETO
POWERTRAIN
O subsistema de motor juntamente com a transmissão forma o
Powertrain, sistema que tem como função desde a geração de forca no motor até a
transmissão desta para as rodas. Na equipe, os integrantes deste subsistema são
responsáveis por projetar a admissão de ar do motor, escapamento, sistema de
arrefecimento, manutenção e calibração do mesmo para que ele opere de acordo
com as necessidades do protótipo, tendo sempre em vista uma maior eficiência do
sistema.
CHASSI E AERODINÂMICA
O Subsistema de Chassi é o responsável pelo projeto da
estrutura do chassi do carro, o qual tem como principal função posicionar todos
os componentes da forma mais organizada e empacotada possível, tendo também que
ser o mais seguro e resistente possível para a segurança do piloto. Além disso,
o subsistema de aerodinâmica, comumente, trabalha junto com chassi, pois é
responsável por desenvolver e projetar o design do bólido que seja eficiente em
termos de arrasto aerodinâmico e de geração de downforce para melhorar a
performance do carro e, para tal, deve-se trabalhar sobre o chassi que fora
projetado.
SUSPENSÃO, DIREÇÃO E FREIOS
Estes três subsistemas são responsáveis por todo o
comportamento dinâmico do carro, seja em retas ou em curvas. Suspensão é
responsável pelo projeto de um conjunto de componentes que visam otimizar o
contato dos pneus ao solo para se obter a maior aderência possível e, portanto,
mais performance. Além desse, Direção está intimamente ligado à suspensão,
visto que é o subsistema responsável pelo projeto e fabricação dos componentes
que visam proporcionar aos pilotos a melhor dirigibilidade possível do bólido.
Já o subsistema de freios, também tem forte influência no comportamento do
veículo em situações de desacelerações, além também de ser um item essencial de
segurança.
ELETRÔNICA
O subsistema de Eletrônica é responsável por planejar e projetar
todos os sistemas eletrônicos do veículo. Isso inclui o processo de
Instrumentação, o qual, através de sensores, visa obter os mais variados tipos
de dados que serão importantes na validação de todos os projetos dos
componentes do carro. Além disso, é o subsistema que projeta todo o circuito
elétrico do veículo que envolve os sensores da injeção eletrônica do motor, a
bateria, motor de arranque e também o painel eletrônico que fica disponível
para o piloto mostrando informações essenciais sobre o funcionamento do carro.
GESTÃO
A parte de gestão é um conjunto de subsistemas que tem como
objetivo principal a manutenção da equipe. isso envolve não só a gestão de
pessoas como também a imagem da equipe através do marketing, assim como o setor
financeiro que tem como função gerir o orçamento da equipe e elaborar meios
para conseguir arrecadar fundos suficientes para a manutenção e fabricação do
carro.
Atualmente os planos para o futuro da Escuderia UFSAE
consistem em fazer estudos mais aprofundados do último protótipo, a fim de
obter dados para aprimorar o próximo modelo. Para tanto, abdicamos de um ano de
competição, 2018. Enquanto isso, fazemos a instrumentação em todo o carro e
obtemos dados através de vários testes. Ao mesmo tempo que ampliamos nosso conhecimento
técnico, reformulamos, também, a estrutura e a gestão da nossa equipe, de modo
a conseguirmos maior rendimento nas atividades e consequentemente melhores
resultados em provas de cunho empresarial na competição da SAE. Com isso,
pretendemos representar bem o estado de Sergipe obtendo um bom resultado no ano
de 2019,seguindo o nosso lema Keep Trying.
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