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Apostila - Manutenção / Telecurso


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POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a