Pular para o conteúdo principal

INDÚSTRIA 4.0


A indústria 4.0 também conhecida como a quarta revolução industrial é um avanço dos sistemas industriais de produção. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. O termo 4.0 teve origem em um projeto de estratégias do governo alemão  voltadas para a tecnologia.

Fonte: Indústria40.gov
Para entender melhor o que é a indústria 4.0 e necessário saber o significado de internet das coisas o conceito se refere à conexão de diversos objetos com a internet, além daqueles com que já estamos acostumados, como smartphones, tablets e computadores. Simplificando ela pode ser entendida como a expansão da conectividade.

A digitalização dos processos e toda a cadeia produtiva da indústria é a base da Indústria 4.0, com as camadas de IoT, Internet of Things (Internet das Coisas),  é possível planejar, controlar e rastrear a produção, tanto por simulação digital, quanto por virtualização, ganhando tempo de tomada de decisões e redução de custos. A internet das coisas é um dos pilares mais importantes da indústria 4.0 por conseguir interligar as informações em tempo real.

Com a indústria 4.0  novos modelos de negócios surgem. Em um mercado cada vez mais exigente, muitas empresas já procuram integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente. 

A indústria 4.0 segue seis princípios básicos que são a interoperabilidade, a virtualização, a descentralização, tempo real, a orientação ao serviço e a modularidade, eles serão explicados detalhadamente abaixo:

  • Interoperabilidade: Capacidade dos sistemas cyber-físicos (suportes de peças, postos de reunião e produtos), humanos e fábricas inteligentes comunicar-se uns com os outros através da Internet das Coisas e da Internet.
  • Virtualização: Propõe a existência de uma cópia virtual das fabricas inteligentes. Permitindo a rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos por meio dos inúmeros sensores espalhados ao longo da planta.
  • Descentralização: A tomada de decisões poderá ser feita pelo sistema cyber-físico de acordo com as necessidades da produção em tempo real. Além disso, as máquinas não apenas receberão comandos, mas poderão fornecer informações sobre seu ciclo de trabalho.
  • Tempo Real: Consiste na aquisição e tratamento de dados de forma instantânea, permitindo a tomada de decisões em tempo real.
  • Orientado a serviço: Utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços aliado ao conceito de Internet of Services. 
  • Modularidade: Produção de acordo com a demanda, acoplamento e desacoplamento de módulos na produção. O que oferece flexibilidade para alterar as tarefas das máquinas facilmente.

Não a dúvidas que a indústria 4.0 só vem a somar nas novas organizações, no cenário brasileiro ela vem para ajudar a  impulsionar a competitividade das organizações nacionais frente as indústrias internacionais é o "mudar para prosperar".

Gostou? Deixe seu comentário e sugestões de assuntos para novas postagens!

Por Luziane Aparecida Apolinário Silva
Mineira, 22 anos.
Técnica em Mecânica Industrial/Estudante de Engenharia Mecânica. Apaixonada pela mecânica, e por novas tecnologias, sempre em busca de novas experiencias que possam agregar e compartilhar conhecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha / Excel - Cálculo de Soldagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR OU PARA FAZER O DOWNLOAD

POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a