Muito se ouve falar sobre novas tecnologias automotivas e consequentemente da propulsão limpa que é como também ficou conhecida a tecnologia de carros elétricos. No Brasil os carros elétricos ainda são uma rara realidade, mas a países em que já é possível encontrar muitos modelos circulando pelas ruas como na China e Canadá.
Tesla Model S (Fonte: Tesla) Modelo esportivo elétrico lançamento da Tesla Motors. |
A pergunta que surge e se a eletrificação poderia ser á solução para os problemas de escassez de combustíveis fósseis e também para a redução da poluição causada por veículos. Para responder essa indagação primeiro é preciso conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e também as suas vantagens e desvantagens.
Os carros elétricos são modelos de veículos que utilizam propulsão por meio de motores elétricos. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário.
Abaixo estão citadas algumas das muitas vantagens e desvantagens do carro elétricos.
Vantagens:
• Menor custo por quilômetros rodados -
Geralmente a energia elétrica é mais barata em comparação ao combustível.
Em função da maior eficiência, estima-se que o custo por quilômetro para alimentar um elétrico é um terço do que se gasta com um carro a gasolina.
• Sem barulho e sem fumaça -
O carro elétrico tem potencial para reduzir consideravelmente a poluição urbana, inclusive a poluição sonora, já que o funcionamento do motor é muito silencioso.
De acordo com a consultoria britânica Ricardo, o automóvel elétrico polui mais para ser produzido, sobretudo em função da bateria, entretanto isto é compensado ao longo da vida útil do veículo.
• Maior desempenho -
Ao acelerar a energia é entregue imediatamente às rodas, sem desperdício, proporcionando uma experiência de condução mais eficaz.
• Geradores ambulantes -
Nos projetos de mobilidade do futuro apresentados por grandes fornecedores, como Bosch e Continental, e também por montadoras como a Nissan, o veículo elétrico pode funcionar como um gerador em casos de queda de energia no bairro.
Desvantagens:
• Preços altos -
Os preços de veículos elétricos são altos , o que obriga governos a oferecer bônus e isenções para estimular compradores.
Nos Estados Unidos, o elétrico mais acessível é o minicarro de dois lugares Smart Fortwo, de US$ 24.250, preço de um Honda Civic topo de linha.
• Baixa autonomia -
A bateria do carro elétricos tem pouca autonomia, o fato é que não dá para viajar entre São Paulo e Rio de Janeiro sem uma parada para recarga.
• Desafios logísticos -
Para híbridos e elétricos, ainda não há uma cadeia logística eficiente para obtenção do lítio e dos metais raros, ou para a produção de baterias nas proximidades de cada fábrica. Isso encarece e complica o processo produtivo.
• Manutenção difícil -
Os carros elétricos não trarão manutenções fáceis para seus donos, exceto pneus furados e lâmpadas queimadas.
Enquanto exceção, o dono de um veículo elétrico só conseguirá manutenções e reparos na rede autorizada, o que restringe muito as possibilidades de encontrar consertos mais rápidos e baratos.
No Brasil a pouco incentivo governamental quanto a revenda de veículos elétricos, muitos especialistas temem que a implantação destes veículos seja tardia, causando um "atraso" tecnológico.
Certo é que o carro elétrico veio para ficar e cada vez mais vamos ver ele tomando seu espaço nas ruas. Contudo tem que se por na balança as vantagens e desvantagens para a sua aquisição.
O carro elétrico por si só não seria uma solução para o complexo problema da poluição e também da escassez de combustíveis uma vez que também precisa de uma fonte de energia que pode ser proveniente de hidroelétricas e ou de termoelétricas por exemplo, que podem trazer outros tipos de problemas, mas isso fica para uma próxima publicação.
O carro elétrico por si só não seria uma solução para o complexo problema da poluição e também da escassez de combustíveis uma vez que também precisa de uma fonte de energia que pode ser proveniente de hidroelétricas e ou de termoelétricas por exemplo, que podem trazer outros tipos de problemas, mas isso fica para uma próxima publicação.
Gostou? Deixe seu comentário e sugestões de assuntos para novas postagens!
Por Luziane Aparecida Apolinário Silva
Mineira, 22 anos.
Técnica em Mecânica Industrial/Estudante de Engenharia Mecânica. Apaixonada pela mecânica, e por novas tecnologias, sempre em busca de novas experiencias que possam agregar e compartilhar conhecimento
Parabéns, muito bom o conteúdo.
ResponderExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluir