Pular para o conteúdo principal

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


Dia após dia  a indústria busca aprimorar e evoluir seus processos de fabricação, e daí surge a necessidade de um processo de automação industrial que visa  essencialmente em escolher, entre as diversas tecnologias, as que melhores se encaixam ao processo industrial em questão, desta forma obtendo então o melhor custo/benefício e trazendo melhorias tais como: 

Melhoria da competitividade -
Com todos os avanços que a automação promove se tem uma maior produção, menor custo e maior competitividade, o mercado se torna mais exigente e busca cobrar cada vez mais qualidade nos produtos ofertados. 

Maior segurança -
Através da automação industrial, é possível monitorar 24h por dia, 7 dias por semana, qualquer complexo industrial. Ao menor sinal de qualquer sinistro alertas sonoros e luminosos são acionados e todo o complexo avisado.

Melhor qualidade no produto final -
Uma vez calibrada e programada a máquina irá manter uma certa qualidade pelo tempo que funcionar.

Aumento da produtividade -
O ser humano tem um limite de produtividade em outras palavras as máquinas não se cansam e com a manutenção adequada produzem muito por serem projetadas para a repetição perfeita o que o ser humano não é capaz.

Redução de gastos -
A redução de gastos se deve principalmente ao menor desperdício de material e a menor quantidade de mão de obra para produzir. 



A automação industrial é normalmente dividida em 3 níveis:

Nível de Campo - constituído pelos elementos a controlar (ex: Motores) e pelos elementos de detecção (ex: sensores)

Nível de Controle - Como o próprio nome indica, é o nível onde se encontram os elementos que vão controlar o processo (ex: autómatos)

Nível de Supervisão - É composto pelos programas de interface homem-máquina e aquisição de dados (este nível não deve interferir diretamente no funcionamento do processo)



Cada vez mais os segmentos de produção industrial, geração e distribuição de energia, transportes e muitos outros requerem um número crescente de novos sistemas e máquinas automatizadas. Isto se deve ao aumento da produção, aos custos mais baixos de componentes de automação e máquinas, a qualidade e estabilidade de novos produtos e à necessidade de substituir trabalhos perigosos e monótonos dos operadores.

Quando se fala em empresas do futuro já não da mais para imagina-las sem a automação, ela acirra a competitividade e aumenta a qualidade, trazendo muitos benefícios, ao contrário do que muita gente pensa, ela não reduz os postos de trabalho, mas sim trás a campo novas oportunidades em novos seguimentos.


Por:
Luziane Aparecida Apolinário Silva 
Técnica em mecânica industrial e mecânica de manutenção, estudante de engenharia mecânica.
"Tenho grande paixão pela área da mecânica e por tudo que a engloba, busco sempre adquirir e compartilhar conhecimento em todas os meus projetos"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha / Excel - Cálculo de Soldagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR OU PARA FAZER O DOWNLOAD

POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a