Pular para o conteúdo principal

ARARAS VOANDO ALTO!!!


Somos a equipe Araras Aerodesign, da Universidade Federal de Sergipe. Nossa equipe nasceu ao final do ano de 2014 através do departamento de engenharia mecânica, mais precisamente pela chefe do departamento, a professora Alessandra Azevedo.
Hoje nossa equipe é formada por alunos de diversas engenharias, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica e expandir esses conhecimentos com nossos estudos na área de engenharia aeronáutica, sendo esse um curso que não existe em nossa universidade, gerando assim um grande desafio no começo da nossa equipe.


Foto da equipe no incio do ano de 2018.

Nos anos de 2015 e 2016 conseguimos competir na SAE aerodesign, que ocorre anualmente na fabrica da Embraer em São Paulo. Nessas edições participamos na categoria micro, que são aeronaves de menor porte e que devem usar apenas motores elétricos.
Aeronave da competição de 2016.

Em 2017, passamos por uma reestruturação interna e decidimos mudar de categoria, indo para a categoria regular, na qual o avião possui uma tamanho bem maior quando comparado ao micro, e nessa categoria é permitida o uso de motores a combustão.

Aeronave protótipo do ano de 2017.

A construção do modelo desse ano já foi inciada, então nos acompanhem nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!!! #VoaAraras

Nosso facebook!



Por João Higor Menezes de Souza,
Estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Sergipe, líder da sub-equipe de marketing interno e membro da sub-equipe de aerodinâmica na equipe Araras Aerodesign, apaixonado por carros e aviões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha / Excel - Cálculo de Soldagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR OU PARA FAZER O DOWNLOAD

POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a