Pular para o conteúdo principal

PNEUMÁTICA E SISTEMAS PNEUMATICOS


A pneumática se refere a tudo aquilo que é relativo ao ar, é o ramo da física que estuda as propriedades dos gases sendo de suma importância na área da mecânica entre outras áreas.
O sistema pneumático se caracteriza pela utilização de gás, conhecido também como ar comprimido, ao invés de fluído, sendo que neste sistema é a compressão do ar que faz a força do movimento dos pistões ou eixos. Ele é direcionado para o interior de um compressor e, então, forçado através de tubulações e direcionado para diferentes ferramentas que cumprirão as suas funções.



Muito utilizado em linhas de montagem por atender uma ampla gama de ferramentas manuais como chaves de impacto, lixadeiras, parafusadeiras, entre outros, ocupa um lugar de destaque no setor industrial substituindo ferramentas hidráulicas, (que necessitam de um fluido, geralmente óleo, para o funcionamento), principalmente pelo seu rápido acionamento e fácil manutenção.

Abaixo estão listadas algumas vantagens e desvantagens de sistemas pneumáticos:

Vantagens:
  • Permite funcionamento em altas velocidades; 
  • Custo relativamente baixo; 
  • Facil manutenção; 
  • Pode-se obter uma boa potência em relação ao tamanho, e se alta pressão for disponível, teremos uma resposta muito rápida aos comandos. 
Desvantagens: 
  • Devido ao fato dos gases poderem ser comprimidos, isso causa uma certa instabilidade de funcionamento; 
  • Exige-se um compressor ou então um sistema que armazene pressão, a qual não pode estar disponível por muito tempo; 
  • O sistema é sensível ao escape (fugas), tornando-se crítica sua montagem; 
  • Sistema sujeito a vibrações momentâneas por utilizar o ar como matéria prima. 



Autora: Luziane Aparecida Apolinário Silva

Mineira, 22 anos.
Técnica em Mecânica Industrial/Estudante de Engenharia Mecânica.
Apaixonada pela mecânica, e por novas tecnologias, sempre em busca de novas experiencias que possam agregar e compartilhar conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha / Excel - Cálculo de Soldagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR OU PARA FAZER O DOWNLOAD

POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a