A lubrificação é uma das atividades mais importante dentro da manutenção mecânica industrial, é ela que garante a redução de atrito entre componentes de um sistema e consequentemente auxilia na durabilidade e eficiência do mesmo. No campo da mecânica industrial, a lubrificação pode ser classificada basicamente em seis métodos, sendo eles: lubrificação por gravidade, lubrificação por capilaridade, lubrificação por salpico, lubrificação por imersão, lubrificação por sistema forçado e lubrificação por graxa.
Fonte: Multgrax |
Vamos conhecer cada um destes métodos detalhadamente abaixo:
1. Lubrificação por gravidade
É conhecida também como lubrificação manual, consiste em um processo que pode ser realizado por almotolias, com copo com vareta ou agulha ou com uso de um copo tipo conta gotas. Por não apresentar uma camada lubrificante uniforme ela não é considerada tão eficiente como a automática por exemplo.
2. Lubrificação por capilaridade
Pode ser realizada por dois processos um deles utiliza um dispositivo chamado copo com mecha, no qual o fluido lubrificante passa por um pavio que fica embebido de óleo já no outro sistema, o de lubrificação por almofada ou por estopa, deposita-se uma quantidade de estopa encharcada de óleo em contato a área inferior do eixo.
3. Lubrificação por salpico
Muito utilizada em motores, onde se utiliza um dispersor de óleo lubrificante para lubrificar as peças. Desta forma os componentes que recebem a lubrificação são pulverizados com fluido de lubrificação.
4. Lubrificação por imersão
Conhecida também como lubrificação por banho de óleo, consiste em um processo em que o componente a ser lubrificado e completamente imerso no fluido de lubrificação.
5. Lubrificação por sistema forçado
Também chamada de lubrificação por perda, consiste em um método que faz uso de uma bomba para a transferência do fluido lubrificante de um reservatório, de modo a transporta-lo por entre as superfícies que deverão receber o produto.
6. Lubrificação por graxa
É um dos métodos mais utilizados e possui várias processos de realização. A graxa pode ser aplicada manualmente, por sistemas de aplicação centralizada, sistemas de aplicação automática de um único ponto, com uso de pinceis especiais, ou com uso de uma pistola de lubrificação manual.
Gostou? Deixe seu comentário e sugestões de assuntos para novas postagens!
Gostou? Deixe seu comentário e sugestões de assuntos para novas postagens!
Luziane Aparecida Apolinário Silva
Mineira, 22 anos.
Técnica em Mecânica Industrial/Estudante de Engenharia Mecânica. Apaixonada pela mecânica, e por novas tecnologias, sempre em busca de novas experiencias que possam agregar e compartilhar conhecimento.
Ótimo conteúdo
ResponderExcluirLubrificação é tudo!
ResponderExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluirCom certeza!
ResponderExcluirParabéns 👏 ótimo conteúdo.
ResponderExcluir