Pular para o conteúdo principal

LUBRIFICAÇÃO E MÉTODOS DE LUBRIFICAÇÃO

A lubrificação é uma das atividades mais importante dentro da manutenção mecânica industrial, é ela que garante a redução de atrito entre componentes de um sistema e consequentemente auxilia na durabilidade e eficiência do mesmo. No campo da mecânica industrial, a lubrificação pode ser classificada basicamente em seis métodos, sendo eles: lubrificação por gravidade, lubrificação por capilaridade, lubrificação por salpico, lubrificação por imersão, lubrificação por sistema forçado e lubrificação por graxa.


Fonte: Multgrax

Vamos conhecer cada um destes métodos detalhadamente abaixo:

1. Lubrificação por gravidade 

É conhecida também como lubrificação manual, consiste em um processo que pode ser realizado por almotolias, com copo com vareta ou agulha ou com uso de um copo tipo conta gotas. Por não apresentar uma camada lubrificante uniforme ela não é considerada tão eficiente como a automática por exemplo.

2. Lubrificação por capilaridade 

Pode ser realizada por dois processos um deles utiliza um dispositivo chamado copo com mecha, no qual o fluido lubrificante passa por um pavio que fica embebido de óleo já no outro sistema, o de lubrificação por almofada ou por estopa, deposita-se uma quantidade de estopa encharcada de óleo em contato a área inferior do eixo. 

3. Lubrificação por salpico

Muito utilizada em motores, onde se utiliza um dispersor de óleo lubrificante para lubrificar as peças. Desta forma os componentes que recebem a lubrificação são pulverizados com fluido de lubrificação. 

4. Lubrificação por imersão 

Conhecida também como lubrificação por banho de óleo, consiste em um processo em que o componente a ser lubrificado e completamente imerso no fluido de lubrificação. 

5. Lubrificação por sistema forçado 

Também chamada de lubrificação por perda, consiste em um método que faz uso de uma bomba para a transferência do fluido lubrificante de um reservatório, de modo a transporta-lo por entre as superfícies que deverão receber o produto. 

6. Lubrificação por graxa

É um dos métodos mais utilizados e possui várias processos de realização. A graxa pode ser aplicada manualmente, por sistemas de aplicação centralizada, sistemas de aplicação automática de um único ponto, com uso de pinceis especiais, ou com uso de uma pistola de lubrificação manual.

Gostou? Deixe seu comentário e sugestões de assuntos para novas postagens!

Luziane Aparecida Apolinário Silva
Mineira, 22 anos.
Técnica em Mecânica Industrial/Estudante de Engenharia Mecânica. Apaixonada pela mecânica, e por novas tecnologias, sempre em busca de novas experiencias que possam agregar e compartilhar conhecimento.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Planilha / Excel - Cálculo de Soldagem

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR OU PARA FAZER O DOWNLOAD

POLIAS E CORREIAS

Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes investimentos. Por exemplo: com a simples troca de alguns componentes de uma máquina, onde se pretende melhorar o rendimento do sistema de transmissão, conseguiremos resolver o problema de atrito, desgaste e perda de energia.  POLIAS   As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.   Uma polia é constituída de uma coroa ou face, a qual é envolvida pela correia. A face é ligada a um cubo de roda, mediante disco ou braços. (Gravura 2)   TIPOS DE POLIAS   Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Elas podem ser planas ou trapezoidais. As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada (Gravura 3). A polia plana conserva melhor as corre

Tração 4X4

“Eu vou comprar uma Hilux toda equipada...” se você é estudante de engenharia ou não já deve ter ouvido esse hino rsrsr, mas me diz aí você sabe como funciona o sistema de tração 4x4 que é um dos principais atrativos do sonho de consumo dos engenheiros? Se não, fica ai que esse é o assunto da publicação de hoje. Fonte: Toyota  O sistema de tração nas quatro rodas ou 4x4 nada mais é que um  sistema onde o motor envia torque para todas as quatro rodas ao invés de apenas duas. Com todas as rodas recebendo tração, o carro aumenta substancialmente a aderência com o solo, ou seja, o primeiro número indica a quantidade de rodas do veículo e o segundo a quantidade de rodas motoras. Normalmente a maioria dos carros é constituída por um sistema 4x2 onde de maneira lógica duas rodas recebem energia que vem do motor e as outras duas são, falando a grosso modo, “arrastadas”. Isso é possível graças ao trabalho de duas peças o eixo e  diferencial. O eixo é o responsável por levar a