A manufatura somente nos Estados Unidos é grande o suficiente para ser a nona maior economia do mundo. Não há duvidas de que a manufatura global está em ascensão, mas qual será a próxima transformação nas industrias manufatureiras?
A fabricação foi uma habilidade manual e voltada para o trabalhador por centenas, senão milhares de anos. Era um oficio que levava anos de aprendizagem e habilidade para ser dominado. Entretanto, a dinâmica moderna de engenharia e fabricação se deslocou no sentido de um processo segmentado. Engenheiros projetam mercadorias, fabricantes as fabricam por meio de processos ou robótica, e então uma empresa vende o produto final. A ascensão da era de projeto assistido por computador transformou a manufatura em uma indústria de rápido ritmo de crescimento.
Além das mudanças que softwares inovadores trouxeram para a indústria, a implementação de sistemas robóticos e interconectividade tem significado que fabricantes podem saber quase tudo sobre suas plantas de uma vez só, de acordo com a Ennomotive. É, de fato, a era da informação na manufatura e nós estamos apenas começando a implementar inovações transformadoras.
Muitos temem que robôs e outros sistemas tecnologicamente avançados irão tornar seus trabalhos obsoletos. Enquanto alguns trabalhos serão prejudicados devido à automação, a indústria no geral terá um crescimento liquido graças a constante inovação tecnológica.
Muitos temem que robôs e outros sistemas tecnologicamente avançados irão tornar seus trabalhos obsoletos. Enquanto alguns trabalhos serão prejudicados devido à automação, a indústria no geral terá um crescimento liquido graças a constante inovação tecnológica.
Robôs tem estado presentes por anos na industria manufatureira, mas nos estamos mudando a forma de usá-los em plantas modernas. Automation World aponta que a China é o maior produtor de robôs de fabricação na ultima década. Quando esses robôs surgiram pela primeira vez, muitos pensaram que eles certamente substituiriam todos os trabalhos humanos e as fabricas seriam completamente robóticas. Entretanto, em economias desenvolvidas, as empresas veem que manter empregados humanos é necessário para a inovação e crescimento. Afinal, robores são bons em construir coisas, mas até então, eles tem dificuldade para pensar sobre novas ideias inovadoras.
O outro setor de grande crescimento na industria manufatureira é a realidade virtual, de acordo com a Strategy&. Prototipagem rápida e impressão 3D trouxeram uma era de engenharia rápida, mas a realidade virtual irá elevá-la a outro patamar. Agora, engenheiros podem projetar em espaços virtuais e demonstrar produtos que ainda nem foram fabricados para clientes. Muitas empresas, como a Boeing e a Samsung, já utilizam a realidade virtual em suas aplicações modernas. Isso é apenas o começo. O dia a dia do engenheiro de manufatura está evoluindo para o mundo virtual. . É um ótimo momento para se viver para projetar e criar coisas.
Tem-se falado muito na internet das coisas (em inglês, Internet of Things, IoT), mas isso vai realmente trazer inovação para a esfera da manufatura. Ela permite que operadores da planta, de um local central, entendam o que esta acontecendo no interior da fabrica. Também permite a inovação constante através de programas de inteligência artificial ou simplesmente a boa e velha inteligência humana. A internet das coisas permite que empresas tenham maior controle sobre o que elas fazem. . Ao eliminar o tempo de inatividade e utilizar melhor as ferramentas disponíveis, o custo de implementação da IoT é coberto pela economia que os fabricantes veem no longo prazo.
Esses três aspectos principais da manufatura (robótica, realidade virtual e a internet das coisas) são peças importantes do jogo em expansão. Nós estamos chegando em uma era onde quase tudo que você imaginar pode ser projetado e fabricado em questão de horas através de quaisquer meios necessários. É, de fato, a era do desenvolvimento rápido.
O outro setor de grande crescimento na industria manufatureira é a realidade virtual, de acordo com a Strategy&. Prototipagem rápida e impressão 3D trouxeram uma era de engenharia rápida, mas a realidade virtual irá elevá-la a outro patamar. Agora, engenheiros podem projetar em espaços virtuais e demonstrar produtos que ainda nem foram fabricados para clientes. Muitas empresas, como a Boeing e a Samsung, já utilizam a realidade virtual em suas aplicações modernas. Isso é apenas o começo. O dia a dia do engenheiro de manufatura está evoluindo para o mundo virtual. . É um ótimo momento para se viver para projetar e criar coisas.
Tem-se falado muito na internet das coisas (em inglês, Internet of Things, IoT), mas isso vai realmente trazer inovação para a esfera da manufatura. Ela permite que operadores da planta, de um local central, entendam o que esta acontecendo no interior da fabrica. Também permite a inovação constante através de programas de inteligência artificial ou simplesmente a boa e velha inteligência humana. A internet das coisas permite que empresas tenham maior controle sobre o que elas fazem. . Ao eliminar o tempo de inatividade e utilizar melhor as ferramentas disponíveis, o custo de implementação da IoT é coberto pela economia que os fabricantes veem no longo prazo.
Esses três aspectos principais da manufatura (robótica, realidade virtual e a internet das coisas) são peças importantes do jogo em expansão. Nós estamos chegando em uma era onde quase tudo que você imaginar pode ser projetado e fabricado em questão de horas através de quaisquer meios necessários. É, de fato, a era do desenvolvimento rápido.
Traduzido e adaptado do blog Interesting Engineering
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Por Sofia Chequer
Aluna do primeiro ano de Engenharia Mecânica, buscando contribuir com a transformação e desenvolvimento da indústria brasileira. Apaixonada pela ciência das inovações tecnológicas e pela arte de cozinhar e costurar.
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